BANNER DO CURSO

CURSO 1 - SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE

O curso 1 do projeto Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS) tem o intuito de apresentar os principais conceitos, temáticas e ferramentas de comunicação relacionadas à vivência e atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo geral dessa capacitação é proporcionar que os profissionais que atuam na APS possam conhecer os fundamentos teóricos e práticos.

Ao longo do conteúdo você conhecerá o conceito de cultura de segurança, bem como os seus componentes e ferramentas para fomentar a segurança do paciente. O curso também contemplará abordagem sistêmica, fatores humanos e as Metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

Público-alvo: profissionais que trabalham na APS, dentre eles aqueles envolvidos no Projeto de Planificação da Atenção à Saúde.

CONSULTORES TÉCNICOS E DE CONTEÚDO

Consultor técnico

Brenda Wander

Consultora médica de projetos - Médica, Mestre em Saúde da Família pela UFCSPA (2018).

Consultor técnico

Carmen Vera Giacobbo Daudt

Responsável técnica do projeto APS - Médica, Especialista em Medicina de Família e Comunidade Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Epidemiologia pela UFRGS.

Consultor técnico

Deysi Heck Fernandes

Colaboradora do projeto APS -- Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva e Enfermagem do Trabalho, Mestre Saúde Coletiva pela UFRGS (2018).

Consultor técnico

Denise Bueno

Farmacêutica, Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Doutorado em Ciências Biológicas UFRGS (1999).

Consultor técnico

Francielle Bendersky Gomes

Colaboradora do projeto APS - Enfermeira, Especialista em Educação pela UNIPAMPA (2012) e em Gestão e Assistência em Terapia Intensiva pela FACISA (2015).

Consultor técnico

Juliana Ellwanger

Colaboradora do projeto APS - Farmacêutica, Especialista em Programa de Residência em Área Profissional de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Mestre em Assistência Farmacêutica pela UFRGS (2018).

Consultor técnico

Laura Souza Berquó

Enfermeira, Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde, Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas UFPel (2000).

Consultor técnico

Michelli Milleto Lorenzi

Colaboradora do projeto APS - Enfermeira, Especialista em Enfermagem Hospitalista e Clínica de Alta Complexidade, Mestre em Enfermagem pela UFCSPA (2018).

Consultor técnico

Luciana Yumi Ue

Técnica do PNSP - Ministério da Saúde, Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI)

Consultor técnico

Tiago Dalcin

Líder do projeto APS - Médico pediatra, Mestre em Pediatria e Saúde da Criança e Especialista em Qualidade em saúde e segurança do paciente (2014).

GRADE CURRICULAR

01 Apresentação do curso 10 min
02 Avaliação inicial 20 min
03 Introdução 1h30 min
04 Cultura de segurança 45 min
05 Abordagem sistêmica 40 min
06 Fatores humanos 40 min
07 Metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) 3h30min
08 Avaliação final 10 min
09 Pesquisa de satisfação 5 min