SOBRE ESTE PROJETO

A asma é uma doença crônica definida por sinais e sintomas respiratórios como tosse, dispneia, sibilos, aperto retroesternal que variam ao longo do tempo e em intensidade, associados à limitação variável do fluxo aéreo expiratório. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), educar pessoas com asma e suas famílias sobre sua doença, seu tratamento, os gatilhos a serem evitados e como lidar com seus sintomas em casa, são fatores que podem reduzir o impacto da doença em âmbito global. No Brasil e em outros países da América Latina, em torno de 90% dos asmáticos utilizam somente a medicação de resgate quando têm sintomas. Este cenário de elevado não-controle da doença e baixo uso de medicação controladora resulta nos dados alarmantes de exacerbações, visitas a salas de emergência, hospitalizações e mortes por asma. Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que mostra que 71,5% dos brasileiros, ou seja, mais de 150 milhões de pessoas, dependem do SUS para tratamento. Deste total, 47,9% apontaram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como sua principal porta de entrada aos serviços de saúde. Desta forma, é premente uma estratégia de alta capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para o manejo da asma, com potencial impacto nos índices negativos da doença no SUS.

O projeto consiste na realização de um ensaio clínico randomizado com implementação de um protocolo de manejo da asma com enfoque na APS no SUS em todas as regiões do Brasil, com o objetivo de reduzir as exacerbações da doença, resultando em menor número de hospitalizações, visitas a salas de emergência e consultas não programadas nas Unidades Básicas de Saúde. Este protocolo está em consonância com o que preconizam as Diretrizes Terapêuticas para o tratamento da asma, o Ministério da Saúde e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Brasil e engloba os procedimentos de pesquisa e o curso intitulado Manejo da Asma na Atenção Primária à Saúde (MAAPS), em formato EAD.

PRODUTOS QUE COMPÕEM ESTE PROJETO

Card image cap
PROADI-SUS
MANEJO DA ASMA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

O curso de Manejo da Asma na Atenção Primária à Saúde tem como objetivo capacitar profissionais de saúde da APS do SUS para o correto manejo de pacientes com asma. O curso é baseado nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para o tratamento da asma do Ministério da Saúde.

GRATUITO
3 horas
SAIBA +