SOBRE ESTE PROJETO

O Projeto DONORS – Estratégias para otimizar a assistência aos potenciais doadores, realizado pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), que tem por objetivo o aprimoramento das instituições do SUS através de hospitais de excelência, visa contribuir com estratégias para melhorar o manejo clínico do potencial doador e reduzir a recusa familiar para doação de órgãos no Brasil. Através do DONORS, um estudo em Unidades de Terapia Intensiva de 63 hospitais brasileiros, o projeto avalia se o uso de um checklist à beira leito reduz perdas de potenciais doadores por parada cardíaca. Adicionalmente, os profissionais desses hospitais são capacitados por meio de cursos presenciais e à distância sobre o acolhimento e esclarecimento da família em cada etapa do processo de diagnóstico da morte encefálica e de doação de órgãos.

Público Alvo: Profissionais de Saúde que atuam em Serviços de Terapia Intensiva, em Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Organização de Procura de Órgãos (OPO) e interessados no tema de entrevista familiar relacionada a doação de órgãos.

Conforme os artigos 39 e 40 da Seção IX da Instrução Normativa N° 1 de Abril de 2018, salientamos que os materiais educacionais aqui apresentados foram desenvolvidos fora do período de vigência do silêncio eleitoral, que vai de 2 de julho até 30 de outubro de 2022, em caso de segundo turno nas eleições gerais.

PRODUTOS QUE COMPÕEM ESTE PROJETO

Card image cap
PROADI-SUS
Entrevista Familiar para Doação de Órgãos

Aprenda neste curso os principais aspectos da comunicação com familiares de potenciais doadores de órgãos e tecidos nas diferentes etapas do processo de doação.

GRATUITO
2 horas
SAIBA +