Pular para o conteúdo principal

A matrícula nesse curso é apenas por convite

Sobre este curso

Atualmente tem sido muito difundido o uso de metodologias ativas na área da saúde como uma tendência pedagógica que, quando bem fundamentada e desenvolvida, apresenta contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem.

As metodologias ativas se referem ao uso de estratégias organizadas fazendo com que o aluno se torne ativo ao observar, formular perguntas, expressar percepções e opiniões. Tem como base oportunizar aprendizagens significativas, com ações que valorizem a cooperação na busca de solução para problemas comuns.

Quando o processo de aprendizagem é desenvolvido de forma interativa e reflexiva as ações educativas podem estar contextualizadas, permitindo que o conhecimento seja apreendido significativamente.

O uso de metodologias ativas possibilita mudanças importantes no ensino, influenciando diretamente a proposta curricular de uma instituição. Na formação de profissionais da área da saúde, tais metodologias fomentam inovações e envolvimento dos profissionais para aprender a aprender.

Programa:

1. Fundamentos teóricos do ensino-aprendizagem

2. Conceito de aprendizagem ativa e metodologias ativas

3. Metodologias ativas: fundamentos teóricos

4. Diferentes tipos de Metodologias Ativas e Estratégias Metodológicas na Área da Saúde: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Metodologia da Problematização (MP), Aprendizagem Baseada em Projetos, Team based learning (TBL), Peer Instruction (PI), Flipped classroom, e outras.

5. Estratégias de Aprendizagem: Mapa conceitual e Portfólio.

Professores

Profª Drª Márcia Rosa da Costa

Profª Drª Melissa Fortes

  1. Período para realização do curso

    Ago 14, 2017
  2. até

    Dez 31, 2017